terça-feira, 30 de janeiro de 2018

Mixagem: reverb herói ou vilão?

Desculpe a demora pelo meu canal no You Tube!
O fato é que estou planejando fazer uma coisa didática e diferente e já aviso a você que muitas das postagens que aqui neste blog estão farei nele de uma forma mais dinâmica e o melhor de tudo mostrando com o som em ação! Enquanto isso não acontece, recorde uma das minhas postagens de maior acesso em 2009! A 8 anos atrás....
Podem falar o que quiser, mas o erro mais comum do mundo pra quem começa a gravar é o reverb. Primeiramente, vou explicar como funciona esse efeito:
A aplicação reverb é simples: simula um ambiente pré-programado. Os mais comuns são o de plate (placa), room (quarto), hall (sala), spring (molas/salão) e church (igreja). A figura ao lado  mostra como funciona o reverb partindo de um local seco (totalmente isolado acusticamente).
Se o reverb simula um ambiente, o que fará no som? É simples: ele irá duplicar o som, dando a sensação de ser mais "intenso e grande" dependendo o ambiente simulado, por exemplo: numa igreja em qualquer local que você gritar quem estiver dentro da igreja irá ouvir você, devido ao "eco do local".
A maioria dos locais tem eco (reflexão) desde seu quarto até banheiro, o reverb existe exatamente para simular que tipo de ambiente você que que seu som "viaje".
As primeiras gravações com reverb eram muito estranhas.... Se você pegar gravações dos anos 50, 60 e 70 , parece que o cantor está "longe do microfone" pois quando reverb é muito carregado causa esse efeito e até hoje muita gente faz esse erro. Na década oitenta, como mostra o vídeo abaixo o reverb ainda era usado com bastante abuso no grande sucesso do grupo alemão Alphaville:

Alphaville - Forever Young (1984)



Porém descobriu-se que o reverb poderia ser aplicado a partir de um determinada frequência, por isso a maioria das masterizações hoje em dia ele é aplicado na voz e outros instrumentos as partir de 1 K, para deixar o reverb fora dos graves e médios graves, o que virou um padrão hoje em dia, onde quase não se ouve o reverb exagerado como por exemplo na música Just Dance de Lady Gaga:




Quase não se nota a presença do Reverb, alias você até pode dizer que não tem, mas se isolarmos o vocal ele irá aparecer, assim como outros efeitos usados na voz como "corretor de afinação"(aqui ele está realçando a voz e não corrigindo!) e delay:


O reverb é um dos efeitos mais antigos que existem e ao contrário do delay, chorus, flanger e phaser que foram descobertos "acidentalmente".
Não se sabe ao certo quem inventou o efeito, mas o primeiro reverb "comercialmente" foi planejado pelo inventor do orgão Hammond (Laurens Hammond), que conseguiu simular ambientes através da indensidade/vibração que o som do teclado batia nas molas instaladas no mesmo (por isso o famoso efeito de reverb de molas ou spring reverb), logo se criaram máquinas de reverb (talvez a mais famosa seja a da Fender, que passou a colocar no seus amplificadores), depois o reverb analógico (C.I), o reverb digital (Chip) e os plugins de computadores.

Situação onde reverb poder ser tornar herói:
Passar um efeito tipo "hall" de leve numa voz grava com microfone comum (carióide), guitarras solos, numa seção de sopros, em pianos, bumbo da bateria, caixa, back vocal, para deixar todos os instrumentos como se tivessem sidos gravados no mesmo ambiente.
Um dos truques mais usados também é o "gated reverb" (reverb em conjunto com supressor de ruído, o famoso noise gate) dessa forma, o efeito só acontece quando há som no mesmo e nunca no silêncio, uma fórmula usada a exaustão por Phill Collins tanto na bateria, quanto nos vocais:



Preste atenção, onde o reverb pode ser tornar vilão:
Gravação de voz com microfones condessadores (porque esse microfones captam o ambiente da gravação, ou seja embolam quando se coloca reverb em exagero), guitarras pesadas (parece que o guitarrista está dentro do banheiro), caixa (reverb exagerado embola as frequências entre 200k e 500k), baixo, masterização (se mal amplicado bagunça tudo), violinos e intrumentos tipo "strings" (mesmo com sintetizador). Lembre se você estiver usando MIDI ou VSTi a maioria dos timbres já tem efeitos de reverb pré definidos, o que pode dificultar quando você "colar" com o ambiente.

Porém faça testes antes de achar que um efeito pode ficar bom ou não na música. Muito das minhas músicas tem "reverb em excesso" de propósito, pois achei que eles ficaram bom ao som.Outra coisa: Reverb não corrige afinação! Alguns possue uma função chamada "pré-delay em ms", que "maquia" desafinações.

Ótimas Gravações!
Postado por:
Rafael "O KH" Dantas
Músico e Técnico em T.I
OMB:13850
Contato:
rafael.kh@gmail.com

Nenhum comentário: