terça-feira, 19 de janeiro de 2010

Usando um plugin com Brickwall

Brickwall traduzido literalmente para o português é um "muro de tijolos". Essa uma função encontrada em alguns plugins de equalização (como o Waves Track 5) e compressores (Como PSP Vintage Warmer) mas pra que ela serve?
Pra começar, vamos analisar esse gráfico abaixo (CLIQUE PRA AMPLIAR)










Esse é o gráfico normal do nosso som,com um Low End em 30Hz e High end em 20 KHz. Porém como o corte não é exato frequências perto de abaixo de 30 Hz e acima 20KHz ainda irão soar no nosso som.

Agora o mesmo gráfico usando o Brickwall (CLIQUE PRA AMPLIAR)












Esse o mesmo som, porém ele sofreu um "corte extremo" em 70 Hz e 10 KHz, usando o Brick Wall as frequências abaixo ou acima disso são praticamentes "zeradas, apagadas ou retiradas" pois como o nome já diz, ele cria uma parede no som. Com um equalizador paramétrico foi dado o High end e o Low End mas com um Brickwall o corte é exato. Note que na figura ele fica parecido com uma "casa", daí que vem seu nome. Para você notar o seu funcionamento, sugiro que pegue um plugin que tenha essa função, carregue uma música já gravada, e vá cortando todas as frequências, você poderá peceber onde cada coisa soa perfeitamente.

Principais aplicações de um Brickwall

Corte de graves ou agudos exatos
High End e Low End
Efeito sonoros (quando automotizado)
Correção de excesso de Low e High em samples ou VSTi

Até a próxima!

Nenhum comentário: