sexta-feira, 3 de dezembro de 2010

Produção: Produtor de eventos – Samuel e Greice – Segunda parte

Ainda não vou entrar nos méritos dos dois shows que participei porque vou explicar para vocês o que é o Rider. Rider técnico é uma série de exigências que a produtora coloca em contrato para garantir que o artista nunca seja prejudicado durante uma apresentação. É como a continuação do contrato porém onde ele será cobrado por uma pessoa de conhecimento.

Agora vou detalhar um por um os itens pedidos num Rider.

1)Requisitos de P.A
Nenhum show vai ficar bom sem um ótimo “Public Adress”. O PA deve sempre cobrir o espaço de som onde o artista vai tocar. Não adianta fazer um show num ginásio para 1000 pessoas sendo que o P.A foi montado para 100! Com certeza, os “últimos da fila” não escutarão nada. Porém, não basta ótimas caixas de P.A, precisamos de periféricos e equipamentos que mande o som exatamente do que o artista/banda está tocando no palco e aí pra quem estuda gravação fica mais fácil porque aqui entra coisas que estudamos sempre: crossover, equalizador, efeito e compressor. Isso tudo deve repetir o som que o monitor está tirando do palco. Aqui geralmente o produtor pede marcas famosas para esses equipamentos.

2)Monitor, monitoração ou mesa de palco
Possivelmente você já notou que em shows grandes com banda além da mesa do P.A existe uma mesa de som (mixer) do lado do palco. Essa mesa chama-se “sistema de monitoração” (ou simplesmente mesa de palco). Essa mesa existe para que o técnico de som trabalhe do lado da banda e resolvendo em tempo real problemas que podem aparecer durante o percuso do som além de destacar efeitos ou volume. Por exemplo, aquela música a voz pede um rápido efeito de delay, o solo da guitarra que precisa ser destacado quando o guitarrista vai para frente, os cortes lo-fi quando um DJ precisa. Ela irá controlar todas as entradas (input list) do palco e repassar o mesmo para o P.A com as freqüências que cada instrumento deve fazer. Geralmente aqui tudo está “cortado” ou em ‘flat” para que o técnico de som do P.A aumente alguma freqüência quando necessário. Geralmente os equipamentos e os periféricos aqui são os mesmos do P.A.

3)Input list
Iinput lista ou “lista de entrada”, refere-se aos instrumentos que a banda usa e os equipamentos que eles ocupam. A maioria das bandas possuem seus próprios instrumentos, porém muitas vezes o produtor de evento pede para sonorização colocar o que “não dá para ser levado” como amplificadores de baixo e guitarra e bateria completa, sem contar que os microfones em sua maioria nunca são levados. A bateria ainda é um caso a parte, pois muitas vezes o baterista prefere usar a bateria que usa, ao contrário do violão, guitarra, teclado, baixo, set de DJ que o músico prefere levar. No input list também são definidas as “vias de monitoração”, ou seja, o que o instrumento vai usar, se será D.I (direct box) ou microfones.

4)Vias do monitor (Vias de retorno)
Aqui é definido qual o tipo de retorno de áudio que o músico terá. Se vai ser EAW (aquelas caixas retangulares que ficam no palco), In Ear (retorno dentro do ouvido) ou In phone (fones de ouvidos).

5)Iluminação
Como o nome já diz, se trata da iluminação do palco.
A iluminação geralmente fica por conta da equipe de sonorização contratada. Muitos artistas preferem usar técnicos de iluminação local.














6)Requisitos ou exigências de camarim
você lembra aquela coisas doidas que vemos na tv onde o artista pede whiskey 50 anos, frutas da Costa do Marfim, toalhas da Itália, etc... Nos grandes shows? Isso é uma exigência de camarim, tudo para deixar o artista bem confortável antes da apresentação. A maioria dos músicos não é tão assim extravagante, exigem geralmente, bastante água mineral, frutas, salgadinhos, refrigerantes, doces, um banheiro privativo, um sofá, uma cômoda com espelho.

7)Segurança e bastidores
No rider o artista também especifica quesitos de seguranças como a quantos metros de distância a grade que separa o palco deve ficar, quantos seguranças o artista e banda devem ter, e exigências de segurança para o evento (para que o artista e sua equipe não se firam). Os bastidores geralmente se referem a quantas pessoas terão acesso ao camarim e controle de visita de fãs.

8)Mapa de palco
Geralmente com o rider, segue-se um mapa de palco como esse e de iluminbação também.











Exemplo de Rider

Requisitos de P.A
1 Mesa de som com 32 canais (Yamaha, Tascam, Hack)
4 Caixas Sub-Graves
4 Caixas Acústicas
2 Flayers
1 Compressor DBX ou similar
2 Equalizadores (1 para cada canal) de 31 bandas (Behringer ou Alesis)
2 Crossover (Behringer ou similar)
1 Processador de efeito Reverb/Delay/Chorus (Behringer, Zoom, Alesis ou Yamaha)

Requesitos de Monitoração
1 Mesa de som com 24 ou 32 canais (Yamaha, Tascam)
1 Compressor DBX ou similar
2 Equalizadores (1 para cada canal) de 31 bandas (Behringer ou Alesis)

Requisitos de Vias de monitor
2 Retornos In Ear
4 Retornos In Phone
4 Retornos EAW
2 Retornos Side (um de cada lado)

Input List
2 Micrones Shure SM58 sem fio
3 Micrfones Shure SM58 com fio
1 Microfone Shure SM57 para guitarra
1 Stack Marshall JCM 800 para guitarra
1 Stack Hartke 7000 para Baixo
1 Estante de teclado
1 Bateria Tama completa microfonada

Iluminação
1 console Rack 24 DMX
10 Leds
8 Moving Heads
2 Máquinas de Fumaça
8 Canhões
16 Ribaltas de Led

Requisitos de camarim
Frutas vermelhas variadas (maça, ameixa, uva). Salgadinhos diversos (de preferência assados e não Elma Chips e similares). 8 Sanduíches naturais. 9 Pizzas Médias, refrigerantes, bedidas de álcool (cervejam whiskey, vodka), aguá mineral sem gás (10 fardos), 8 caixas de suco Ades ou similar, 8 toalhas de rosto, 1 espelho de corpo inteiro, sofá, uma cômoda com espelho, banheiro para equipe e um banheiro para o artista. Desde a saída do hotel a entrada do show e volta do hotel, o artista deverá contar com seguranças e transporte para trans lado.

Complicado não é? Pois é assim que artistas grandes se comportam. Há muitas outras coisas, como no input list qual o canal que cada instrumento deve usar. Pesquise na internet sobre Rider Técnico de sua banda favorita e se supreenda!
Na próxima postagem, vou comentar sobre os shows. Abraços!

Nenhum comentário: