sexta-feira, 7 de janeiro de 2011

Teste de Plugin: Waves Track 5

Mais uma nova sessão no Palco KH: teste de plugins.
Nessas postagens falarei de plugins novos e antigos destacando a função de cada um e a utilidade do mesmo. Esse plugins são baixados na versão “demo”, testado e postado. Pra começar nessa primeira postagem falarei de um plugin que uso demais que está incluindo no pacote Waves Power Suite 5 o equalizador multi funcional Track 5.

O que ele faz
O Track 5 é um plugin que reuni em só lugar 4 plugins: equalizador paramétrico, noise gate, compressor e side chain. É um ótimo plugin para colocarmos nas pistas pois substitui mais de 6 plugins ao mesmo tempo, além disso seu processamento é baixo (cerca de 5% de CPU), sem ruídos (mesmo em níveis elevados) além de possuir um limitador (limiter) que não deixa o som estourar.

Equalizador
O equalizador do Track 5 é paramético de 20 Hz a 20 kHz sendo possível total interação com o demais efeitos (noise gate, compressor e side chain) além de possuir duas funções que não encontramos em muitos equalizadores: analyser e brickwall. Possue vários formatos de corte (type) além de poder regularmos as oitavas (width). Você ainda pode defini-lo se ele vai no inicio da cadeia (pré) ou no final dela (post). A função “type” nos vários tipos de formatos paramétricos: high self, low self, notch, parametric, vintage high self, vintage low self, bandpass entre outros.

Opinião Palco KH: é um equalizador que se pode fazer muita coisa. Por exemplo, se gravarmos uma voz e quisermos corta a mesma em 90 Hz e 14 kHz basta apenas, ativar a função “brickwall” sem precisar fazer um low self ou high self nessas freqüências. Os presets também são muito bons, porém alguns apresentam exageros.

Noise Gate
Se tem uma coisa que não gostei foi o noise gate do plugin porque não funciona como a gente quer. Mas ele compartilha os controles dos compressores, por isso é fácil a gente estabelecer um limite para o mesmo quando em conjunto com os mesmos e talvez seja um pouco de “vivência” para entender o mesmo. O Lock Head trabalha em Ms e ajuda a deixar o gate mais natural.

Opinião Palco KH: um noise gate bem simples de manipular, mas difícil de conseguir bons resultados.

Compressores
Uma coisa legal no plugin é que ele possue 2 compressores. No primeiro podemos limitar o som (por exemplo a – 6 db) e no segundo podemos dar um ganho no mesmo (deixar em – 0.2 dB) além da opção Side Chain (copiar a freqüência um do outro). Além das funções conhecidas (threshold, ratio, gain, attack, release) a outras bem interessantes: a função “mode” nos permite ir de um som moderno a um som mais antigo apenas mudando o estilo, o Knee (uma função bem importante) ajuda você a escolher a “força” da compressão (soft, médium, hard).

Output (saída)
Além do botão de “gain” (ganho) o destaque aqui ainda é a função “limiter”

Abaixo um vídeo que mostra como funciona o plugin em ação:



Abraços!

Nenhum comentário: