terça-feira, 7 de maio de 2013

Gravação e Mixagem: não deixe o seu computador parar!!!

http://music.cornell.edu/wordpress/wp-content/uploads/studios_bcd.jpgSalve!!! Nesse momento estou montando um novo computador para meu estúdio e uma das minhas principais preocupações é como fazer o mesmo não travar com DAW poderosas como Sonal XL, Cubase, Pro Tools entre outros. O fato é que estou de saco cheio de não poder colocar alguns plugins "cadeados" porque o meu computador sempre tranca! Por isso estou montando um novo que não pare nem no maior processo. Para isso na postagem de hoje vou explicar como fazer um computador que saia em conta ou ainda turbinar o seu antigo (Pois muitas vezes um Pentium 4 bem turbinado ainda faz coisa boa!).


 Fonte de alimentação 
Se o processador é o "cérebro" a fonte é o "coração" do computador. Tudo isso porque estamos falando em "energia" e energia é consumo e quanto mais consumo, mais sua máquina pode travar nas tarefas. Como saber se sua fonte atual aguenta tudo que seu computador possue? Muito simples:   Primeiro vamos ver o quanto seu computador está consumindo. Todos os periféricos consomem
http://static.hsw.com.br/gif/power-supply5.jpgvoltagem vamos supor que:

Sua placa mãe tenha 25V
Seu processador 65V 
Sua placa de vídeo 12v 
Suas 2 memórias 9V Sua placa de som 3.5V 
Esteja com 2 periféricos USB Ligados 9V 
Seu HD (em uso) 12V 
Seu  Drive DVD (em uso) 12V   

Então temos o total de 199 watts de potência sendo usado pelo computador!
E aí que mora toda encrenca. A maioria dos técnicos de informática tem a mania de colocar fontes de 500 wats a 200 watts achando que está suficiente para o computador porém assim como a questão do som em PMOP (que é uma jogada comercial) versus o som em RMS (que é o som real).
Por exemplo, uma fonte de 200 watts consegue isso no máximo quando "combinada" com a junção da saída e da entrada porém isso é "papo" pois o que vale é a saída. Então como seu valor não é real sua saída será de 120 Watts ou seja, quanto tempo ela vai funcionar no seu computador que está gerando 147,5 watts? Se for uma de 500 watts  ela vai gerar 180 watts e estará nos padrões isso se de repente você não alterar a placa mãe (vamos supor que coloque uma que consuma 65V daí você irá para 199 watts finais) então por isso é sempre aconselhado a comprar para o computador de gravação uma "fonte gamer" que é sempre real possue 2 coolers e "anti curto" ou seja se passar do limite, ela equilibra. Porém vale lembrar que essas fontes sempre são mais caras. Compare algumas aqui nesta lista.    

Processador 
A alma de tudo e por isso o mais caro.
http://static.hsw.com.br/gif/core-i7-01.jpgVocê não precisa exatamente pegar um "top" como um Intel I7 pra ter bons resultados mas é sempre aconselhável pegar um Quadcore para cima (devido as divisões de processos) além de ser fácil de atualizar. Se sua próxima pergunta for "Intel ou AMD" eu particularmente prefiro Intel mas atualmente estou usando um AMD e ele tem me dado bons resultados.
Os processadores Intel são mais "´lógicos" enquanto os da AMD são mais "rápidos"  porém isso é uma escolha pessoal.

Placa Mãe 
https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEh_CzgEGU_G5m1O_gQd8Jyh09riNT1TviBqM1cOBE3XEMdzIAP78-WmrCWYa6QmX6PORZB0Uk7f48mtTUpUtDeeOmcsiMLKk-78agcyTYatQPZ3Pfk0Ox8vV6-tXnCXajt9WkgyfhNHFHH2/s1600/@Placa+Mae+ASUS+P7P55DE+SomRede.jpgSe está comprando uma nova, primeiro esqueça DDR2 compre uma direto de DDR3 e com uma capacidade "socket" bem varíavel (que caiba um  processador mais antigo como um dual core até um mais novo como o I7) porém se você colocar um processador Intel compre uma placa mãe Intel e se for um AMD compre uma Asus. Não confie em placas muito baratas que geralmente são muito limitadas para upgrades.



Placa de som 
Vai gravar?Esqueça a On Board! Tem que ser uma que seja feita para isso.
O problema de placas internas (como a Delta 1010) é que se seu computador não estiver corretamente aterrado pode gerar ruídos bem indesejáveis então prefira uma USB (como a Fast Track) mesmo pois elas fazem processo de som independente do computador.



Placa de Vídeo 
Geralmente se você trabalha com música vai trabalhar com algum vídeo.
https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEjBNNgc3MlutD6SyqmpsUnz_SJUlLXJCws205TTIe3eRrNHQlT29xiWJQcqDNWNIOx-M6nmB-NzE-34F3hwW5rDtsWryx_GIBeCwyIzB_ZAH0QvvTHIKSxAYnLvSdEhzP1Xewc-eYi_mNE/s1600/placavideo128.jpgO conselho de não usar placa de video "on board" porque ela "rouba memória" do computador. Coloque uma placa simples mesmo (não precisa ser uma para rodar o BattleField 3) apenas para rodar o vídeo mesmo.






 Memória 
Aqui eu digo que sempre coloque o que "sua placa mãe suporta". 4 Gb, 8 Gb, 16 Gb não importa, coloque o máximo que ela suporte porque quanto mais, mais processos "cadeados" o computador irá fazer.


HD/DVD
http://ohda.matrix.msu.edu/wp-content/uploads/2012/06/mid-HardDisk1.ogg.jpg Pra mim tem que ser HD Sata 7200 pelo meno1T da Seagate que é a marca mais confiável do mercado. Já tive experiência bem desagradáveis com outras marcas!O driver DVD pode ser LG, Samsung ou outra marca qualquer. Um HD USB externo é interessante para usar como backup. Por hoje fica essa dicas.




Lembrando que você não necessariamente precisa vender seu computador antigo, mas pequenos "upgrades" irão lhe ajudar muito no dia a dia!!!  

 Abraços!!!

Nenhum comentário: