terça-feira, 20 de agosto de 2013

Umas dicas de "Auto Produção" (Atualizado)


Umas dicas de "Auto Produção"
Última Atualização: 20-08-2013

http://24.media.tumblr.com/tumblr_m76du6sjqY1rwx64eo1_500.gifEssa é a postagem mais acessada do blog! Por isso pelo menos a cada 3 meses atualizo a mesma contando para você como divulgar melhor seu som!
Dicas de outros músicos e que encontro por aí na internet como se "auto produzir", lembrado que uma coisa pode dar certo e outra não, depende do seu propósito usual.

1)Faça o que te dá prazer
Sabe que aquela coisa que todo músico famoso diz "permaneça num estilo e seja fiel a ele" é a pura verdade. Mesmo você achando que seu estilo não é "comercial" lembre-se que a "moda muda". A maioria dos artistas que fazem um estilo "que não é sua praia" será preciso um "jabá" pra se dar bem e logo caem no esquecimento e já quem faz o que gosta faz bem feito e tem garantia de satisfação e sucesso pois isso o público adora ver, o público ama ser cativado.
A prova disso é que muitos estilos demoram anos pra emplacar, apesar de estarem mercado há muito tempo. O Sertanejo Universitário é a prova disso....

2)Deixe a música perto da perfeição
Um dica é sempre fazer "uma coisa que ninguém fez ainda" ou que "todo mundo esqueceu" ou ainda "misturar" pra quem não é purista. Mas o mais importante é deixar sua música "pronta" como se fosse gravar um cd amanhã, com a harmonia, melodia, arranjos e vocais todos no lugar. Isso passa ao público uma sensação de "profissionalismo" e que você tem realmente talento pra fazer uma música.
Porém para fazer isso você tem dois caminhos:
Ou grava em casa ou grava num estúdio. Produtores aconselham aos "novatos" em gravação procurar um estúdio de pequeno porte pelo menos para ter uma "boa qualidade de som".
Outro fator que você tem que pensar bastante é a estrutura de sua música ou seja, fazer com que ela tenha introdução, meio, refrão, 2ºparte e fim e já fiz muitas postagens sobre o assunto que você pode conferir AQUI. Homens de "pouca fé" lhe dirão para desistir pois se o povo está escutando S.U e Funk é porque a música não precisa de qualidade. Não se engane o público não é bobo , ninguém gosta de ouvir música mal feita e mal tocada!
E só pra finalizar... Muitas músicas que escutamos na rádio "sem jabá" nunca saíram da boca de seus intepretes! 

3)Supreenda o público
É a tática mais manjada da música há muito tempo... Porém ainda funciona muito bem quando usado de forma correta. Muitas vezes quando alguém fala "agora a banda vai tocar uma música própria" o público meio que se desliga da apresentação, porém ser você tocar sua música primeiro e depois anunciar que a música é de autoria sua você pegará o público de surpresa. A glória total é quando você esquece de dizer que a música era da banda e alguém depois do show chega e fala: "Uau! De quem era aquele som que vocês tocaram?" e isso já aconteceu comigo quando tinha a Pi Banda e olha que não fizemos de propósito e sim por que esquecemos de anunciar a música!

5)Auto estima
Talvez o fator mais importante dos músicos de sucesso!Você tem que saber que há pessoas que te elogiam, pessoas que te criticam positivamente, pessoas que te criticam negativamente, pessoas invejosas e pessoas que querem te destruir!Evite pessoas frustradas com a música (tem de pencas por aí) que pra fazer sucesso precisa de pistolão, jabá, que tem muita gente no ramo, etc... Alguns pontos são verdade mas o que você de ter é determinação pois como disse o produtor Carlos Eduardo Miranda (do Astros do SBT) na revista Bizz "fazer sucesso é como jogar videogame você tem várias fases e chefões para passar".
E não ache que você está livre da "depressão musical" isso acontece com todo mundo inclusive até pra quem tem fama, a questão é quando isso te acontecer, ouça uma música positiva como "Tente outra vez" do Raul Seixas.
Aprenda separar "o que presta e o que não presta" e tenha bastante humildade para ouvir a todos.

6)Grave um CD, divulgue para todos
O primeiro CD sempre é complicado de gravar....O pior problema é que isso custa dinheiro... Mas tenho uma ideia sobre como divulgar um CD e ainda ganhar um troco em cima disse.
 Essa ideia eu copiei de uma banda de baile que gravei no Rio Grande do Sul. Eles gravaram somente a voz o resto era tudo MIDI ou seja puro playback e ainda as músicas eram todas cover e eles colocavam pra vender esses cds no shows que faziam e pessoal os comprava a um preço acessível como 5 reais mas a capa era uma foto da banda feita com xerox colorido e o cd não era prensado.
É uma ideia válida e que funciona bem quando usado com criatividade.
Porém isso é somente uma ideia, você tem que pensar em uma e colocar em prática. A quantidade de música para um "CD de divulgação" pode ser 5 (está de bom tamanho) ao invés de 10. É melhor fazer 5 bem feitas do que 10 meia boca!
Se for colocar um "côver" faça uma versão sua da música, funciona muito bem também.

7)Use as redes sociais
Tweeter, Facebook, Orkut, Badoo .... Estão aí a sua disposição! Nos EUA os músicos usam muito o MySpace porém aqui no Brasil somente os famosos usam mais mesmo. O jeito é você ter uma rede social onde seja bem influente e mandar ver na sua(s) música(s)! Além do público esse também é um dos grandes segredos da "auto-produção": um bom número de amigos e conhecidos para divulgar seu som!

8)Crie um blog
Dispensa comentário, um blog abre vários caminhos quando bem feito. Sempre mantenha o atualizado, pois você não sabe quem o visita. Quem sabe pode ser um empresário?

9)Coloque sua música para os outros ouvir
Ou seja, deixe sua música num site gratuito onde todos possam ouvir. Se preocupe com os direitos autorais só depois que sua música tiver bem divulgada,aliás, uma maneira bem simples para registrar sua música é escrever a partitura e autenticar em cartório pra quem mora fora de uma capital, mas lembre-se que as músicas comerciais só são reconhecidas pela UFRJ Escola de Música no Rio de Janeiro.

10)Com capital, procure um produtor
Assim que você tiver um capital, procure um produtor para ele finalizar sua música e ainda indicar empresários do ramo.

Links que podem te ajudar

Seu estilo está pronto para o mercado?

Meu primeiro CD é um DVD!
Como você compõe?
Chega de Covers!
Editora musical
Home Studio a todo vapor!