segunda-feira, 13 de junho de 2016

Fazendo uma música completa - Parte 2

Depois da nossa Primeira Postagem sobre o assunto (recapitulando estamos fazendo uma música do zero) continuamos agora com segunda.
Como explicado na postagem anterior vimos algumas questões como conhecimento, composição e mercado. Essa segunda postagem vamos continuar falando sobre os dois itens
mais importante de uma música: inspiração e critividade.

1.Inspiração
Tinha comentado na primeira postagem que a maioria dos "famosos" da música atual preferem gravar música dos outros. É por isso que muitas vezes um bom compositor é tão requisitado quanto um ótimo músico.
A inspiração é muitas vezes o combustível de uma música como alguns casos clássicos como de onde venho certos temas musicais como:
Eduardo e Mônica que eram um casal de amigos de Renato Russo ou Jeremy do Pearl Jam falando sobre o suícidiode um garoto de 16 anos. Ainda há inspiração mais leves (e cômicas)como por exemplo a música Minha mulher deixa não da banda Aviões do Forró
cujo a história original foi justamente porque a mulher de um cara não deixou ele ir num lugar com seus amigos e ele ainda teve que dizer o motivo para os mesmos.
portanto como você pode ver (e também ouvir) a inspiração é um dos principais motores de uma música.

2.Criatividade
Muitas vezes a inspiração pode não contar mas nesse caso a criatividade pode ser uma boa saída.
Por exemplo músicas do DJ David Guetta como Gettin´ over you, Sexy Chick ou Memories não possuem letras muitoinspiradoras (na verdade se você ver a tradução pode se decepcionar) mas são ótimas no quisito criatividade ou aindaalgumas músicas nacionais seguem o mesmo critério possuir uma letra não tão inspiradora mas ter uma ótima criatividade harmônica e melódica como:
Passáro de Fogo, Perfeição ou Show de Rock Roll e muitas vezes a criatividade e a originilidade é que abre portas para muita gente e muitas vezes
o músico apenas "revisa" um estilo que já foi muito tocado.


3.Cinco músicas, cinco estilos e um bom objetivo
A melhor maneira de demonstrar os itens anteriores é simplesmente ouvindo!. Por isso separei abaixo 5 músicas que foram sucesso (e ainda são) nas rádios.
Sweet child o´mine (Guns N´Roses)




Uma das coisas que a música gringa tem de diferente da nossa é justamente a a fonte de inspiração.
Sim temos músicas brasileiras lindas e pouco sabemos sobre a sua origem e nesse ponto os estrangeiros são mais abertos porque muitas vezes
não basta fazer uma bela música e sim explicar sua inspiração.
Acho que todos conhecem a banda GN´R e seus inúmeros hits para você ter uma idéia após o lançamento do primeiro disco os caras tinham tantas músicas
que gravaram os 4 próximos e um dos motivos foi justamente porque o vocalis Axl Rose era um cara muito inspirado.
Diz a lenda que essa música foi feita para 1º mulher de Axl (Erin Everly) num bar, num pedaço de guardanapo em menos de 2 minutos!
Se é verdade ou não uma coisa é certa: é uma das poucas músicas que conseguem mesclar guitarras furiosas com uma bela letra.

Lua de Cristal - Xuxa




Se você acha que fiquei "maluco" ao mostrar essa música vou explicar o propósito.
A própria "Xuxa" disse numa entrevista que não canta mas ela sabia que iria que ter que lançar discos.
Pois bem numa época sem Auto tune onde não se preocupavam com camadas de voz como fizeram ela cantar?
Veja que a música tem 3 bases sólidas: harmonia simples e bonita, letra com uma história bem de conto de fadas e a grande sacada da produção:
deixar Xuxa cantar a música afinada nos versos e no refrão tacar um "coro" pra acompanha-la que aliás isso se tornou uma das caracterísicas de seus discos.
Isso é para você que está com um pés atrás para cantar. Faça como ela, cante minimamente afinado e chamar uma galera para te ajudar no refrão!
Claro que aqui eu destaco mais a criatividade dos produtores já que a música é a trilha sonora de um filme com o mesmo nome.

Geni e o Zapellin - Chico Buarque



Bom se você ainda está com um pé atrás com a Xuxa então vamos ouvir uma das melhores músicas de Chico Buarque.
A música é tem uma história que te prende mesmo quem não ouviu ela antes. Geni que era a "vadia" da cidade que se recusou a "dormir" com um General.
Harmonia e orquestração fantástica e no refrão parece que a um "povo" xingando Geni. Dá pra sentir eles tacando pedras nela!
Chico Buarque não possue uma "baita voz" mas canta muito bem e afinado com o pouco que tem. Se inspire nele se acha que não pode cantar!

Big in Japan - Alphaville



Muito bem você fica "choramingando que não tem banda". Então faça uma banda MIDI! Claro que não é uma tarefa tão simples, como você pode ver nessa postagem.
Mas existem outras maneiras de fazer uma "MIDI" e nós veremos nas próximas postagens.
Escolhi esse sucesso de justamente por ser uma música feita com "MIDI" crua, ou seja sem nenhum tipo a mais de efeito somente o sintetizador Roland Jupiter 8 para cama
Roland TB303 para o baixo e claro Roland TR808 para a bateria. Tudo isso você conesgue hoje em dia graças a tecnologia Wavetable ou Vsti.
Preste atenção na equalização da linha do baixo com a voz e perceba a diferença entre o "analógico e o digital". De todas bandas e grupos o melhor ainda para entender essa fusão é o Alphaville
basta vocês escutar outras músicas como Forever Young, Sounds Like Melody ou Dacing with me

Tem que ser você (Victor e Leo)



Para mim Cesár Minotti e Fabiano, Edson & Hudson e Victor e Leo são as duplas que se ainda mantém mais fielmente a proposta
do sertanejo universitário. Por exemplo é essa música que você ouve agora. Veja o casamento perfeito da harmonia com uma letra tão
inspiradora e usando ainda alguns elementos manjados do folk rock como por exemplo o violão com pestador na 8ºcasa (que virou uma das marcas da dupla)
cujo apenas "duas cordas" servem de cama para música. Quando eu quero mixar um música "limpa" quase sempre pego as mesmas referências que são
Sultan of Swings e essa música. Uma boa pedida para quem fazer uma harmonia com 2 violões limpos.

4.Algumas idéias iniciais de criação
Quando vou criar uma música eu parto do princípio do "Fast Food Music" (eu inventei isso) que explico nessa postagem.
O negócio é o seguinte: você está com a idéia, está com a inspiração e já fez a letra e agora?
Bom o próximo passo é compor a harmonia e a melodia . A harmonia (pra quem sabe um instrumento)não é tão complicado tanto que muitas harmonias são parecidas uma com a outra. Por exemplo, você pode pegar uma harmonia de uma música que você já sabe e colocar essa harmonia em outro tom. Porém
você tem que ter o cuidado para não copiar a melodia pois senão você estará fazendo um plágio ou parodía . Hoje em dia mesmo que você não toque você pode compor usando alguns programas que cito a seguir.

5.Sequenciadores
Sequenciadores são programas ou DAW feitos para criar sequências. Com eles é possível criar em poucos minutos alguma harmonia e juntamente com seu estilo. Talvez o mais famoso de todos seja o "Band in a Box" como podemos ver no video abaixo:



Esse vídeo também já um "tutorial do programa" o mais legal é que desde seu lançamento lá em 1999 o programa apenas melhorou seu funcionamento. Quem mexe com a "primeir versão" sabe mexer na "última" e vice versa.

Outro que seria um "Band-in-a-box" mais light é o Chord Pulse:

O Chord Pulse é muito usado pelos Guitarristas para treinar. Ele é bem mais simples, por exemplo, você não tem uma organização tão boa quanto o Band-in-a-box mas dá para fazer idéias tão legais quanto o mesmo.
E por último temos o Fruity Loops que dispensa algumas apresentações:



Claro que no caso dessa DAW nós compomos música usando o Piano Roll que também está
presente na DAW Sonar e Sony Acid porém aqui já requer um pouco mais de conhecimento musical principalmente porque você tem que compor em
tempo de notas (breve, semibreve, minima, seminima, colcheia,semicolcheia....) e claro tem os programas que você pode fazer isso mas daí eles
irão lhe tomar mais tempos de aprendizado e conhecimento como por exemplo o Guitar Pro, Encore ou Garage Band.

Abaixo a 3 links para você conhecer o 3 programas:

*Chord Pulse
*Band in a Box
*Fruit Loops

Clareou melhor as idéias? Então pode ir praticando!
Na semana que vem vou falar sobre o método mais usado para compor as músicas
de hoje: Os 7 modos gregos!!!

Abraços e ótimas Gravações!!!


Postado por Rafael o KH
Autor do Palco KH Home Estúdio Músico 
por profissão e Técnico em T.I como passatempo!
contato: palcokh@yahoo.com.br

Nenhum comentário: