domingo, 16 de julho de 2017

Coluna do Anício: roqueiros mimizentos

Salve Pessoas!
Kurt Kobain se envelhece! 
Bom essa postagem estou fazendo logo após participar de um "evento entre amigos" na verdade é uma coisa bem simples: a gente fecha um bar, se reúne entre músicos e amantes da música e ficamos tocamos a noite toda diversos estilos, mas geralmente tudo fica entre MPB (aquela mais pop) e Rock.
Nessas confrarias geralmente a gente fica "bêbado" e lógico alguém começa reclamar da música atual de como por exemplo teve que começar a trabalhar num escritório porque  a música não rende mais como rendia um dia.
Geralmente ouço sempre as mesmas reclamações mas de vez em quando ouço algumas coisas que fazem muito sentido como o que um amigo meu fã de rock (que não é músico) disse:

"Nossos pais reclamavam do nosso som (nos anos 90) mas era algo novo, hoje em dia minha geração faz a mesma reclamação que não é a mesma do meu pai, porque o sertanejo não é algo novo e sim porque na minha adolescência  isso era coisa de velho!"


Perfeito! Dá até vontade de aplaudir! 
Se não fosse por uma coisa: justamente quem "matou o rock foi os fãs do estilo" a partir do momento que decretou que só o que se tocava no passado é o que presta e novos sons são um lixo. Num futuro não muito longe eu acredito que irá acontecer a mesma coisa com o sertanejo (aliás já está atá começando) e daí eu pergunto: que chance um artista tem de crescer?
Alguém se lembra porque boas bandas de rock como o Viper e Dr.Sin acabaram? Muita gente vai dizer que "foi treta entre os integrantes" mas a verdade é que os roqueiros os esqueceram (não iam em shows ou compravam CDs) e claro sem apoio da mídia (que é o que faz se tornarem conhecidos para o grande público) não há como viver mesmo e o problema também é a internet pois o sites de "rock" ao invés de falar sobre novos sons insiste em contar histórias das bandas dos anos 70, 80 e 90 assim sempre parecendo uma eterna nostalgia e fazendo a gente se sentir velho!
Jimi Hendrix  idoso
Eu particularmente parei de ler coisas "sobre o rock" na internet porque sempre tem um fã de Ozzy de 15 anos (a idade do meu filho) que posta algo como "ele mordeu um morcego no palco" Bizz, Guitar Player, Cover Guitarra, Mosh e tantas outras do mesmo tipo que tenho na garagem da minha casa.
como se fosse uma coisa que ninguém soubesse, então é mais fácil eu reler minha coleção de revistas
Então vem a pergunta mágica que me fazem: onde escutar novas bandas e cantores de rock? Onde você acha? Deixe de preguiça e digite isso no google: nova banda de rock e procure por si mesmo! Aliás isso serve para qualquer estilo musical que queira procurar! Claro que uma coisa já digo de cada 10 você irá encontrar uma ou duas que sejam realmente legais mas você acha que isso era diferente lá nos anos 80?

A diferença que só as realmente boas gravavam, não a que pode pagar o melhor jabá como é hoje em dia. 

Hipocrisia é marca registrada daqueles que vive de saudosismo! Isso é uma verdade bem fácil de ser comprovada. Também concordo com você (ou talvez discorde) que a música hoje em dia está num nível bem inferior do que se tinha a 30 anos atrás mas não posso concordar naqueles que ficam elogiando uma banda ou um cantor de rock dizendo que são bons enquanto eles só fazem Cover!
Se for assim eu prefiro ver o original por que tirar um solo de guitarra e tocar "nota por nota" como está no disco é algo que faço todos os dias há muito tempo e a muito tempo "vivo de cover"!


Que a música esteja com você!!!
Postado por:
Anício de Oliveira
OMB: Anos 90!
Contato:
anicio.guitarra@gmail.com

Nenhum comentário: